PL 3767/2025 – Deputados

Câm. Legislativa de MG – Autoria de Deputados

Reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Grupo de
Seresta, do Município de Teófilo Otoni.

Reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Grupo de Seresta, do Município de Teófilo Otoni.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica reconhecido como de relevante interesse cultural do estado, nos termos da Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, o Grupo de Seresta, do Município de Teófilo Otoni.
Parágrafo único – O reconhecimento de que trata esta lei tem por objetivo promover e difundir os bens culturais materiais e imateriais reconhecidos como de relevante interesse para a comunidade, elevando sua autoestima e seu apreço pelos saberes e modo de fazer desenvolvidos em seu território.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 14 de maio de 2025.
Doutor Jean Freire (PT), vice-líder do Bloco Democracia e Luta.
Justificação: O Grupo de Seresta foi criado, em fevereiro de 2001, com integrantes remanescentes do Coral Livre Cantar, do Conservatório de Música de Teófilo Otoni, por iniciativa da professora e pianista Munira Molaib. A ele juntaram-se outros talentosos cantores e instrumentistas, formando um grupo sociocultural e musical heterogêneo. Atualmente é formado por mais de 20 membros com idade superior a 60 anos.
Com 25 anos, o Grupo de Seresta, de Teófilo Otoni, mantém-se ativo e com apresentações por diversas cidades. É um grupo alegre e descontraído, que leva por onde passa esmerada interpretação do cancioneiro popular e a cultura musical seresteira, interagindo com o público de forma animada. Desenvolve importante trabalho através da música, com atuação social e solidária em ruas, praças, hospitais, recantos de idosos e eventos diversos.
O grupo já teve sua grandiosidade reconhecida por meio de homenagens da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, da Academia de Letras de Teófilo Otoni, do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri – IHGM – e do Grupo de Estudo sobre Envelhecimento – Green. Também já participou de diversos eventos, como o Protagonista 2018, em Lambari; a Programação da Vesperata 2019, em Diamantina; e o Mucuriarte, em Fronteira dos Vales, em 2019, e em Teófilo Otoni, em 2023; além de várias edições do  Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni – Festto –, realizado pelo Grupo e Instituto In-Cena, e importantes participações em musicais produzidos pelo Conservatório de Música.
Apesar de um vasto repertório construído ao longo da sua história, prezando sempre pela qualidade musical, mas também valorizando a todo instante a autoestima dos seus componentes, optou por gravar composições exclusivas do mui querido Kemel Tufic Lauar, talentoso violonista, integrante do grupo desde o início, prestando-lhe justa e carinhosa homenagem, resgatando as suas obras, através da memória do cantor e violonista Jayme Matos (Jayminho), veterano integrante do grupo. A força vocal feminina domina o trabalho, que traz uma identidade única ao grupo e ao repertório.
É de extrema necessidade afirmar a importância de um grupo musical que tem entre seus componentes Kemil Tufik Laur, com seus mais de 90 anos e seu cavaquinho e violão faceiros; compositor que, com um trabalho musical impecável, partilha, com os músicos e o coro do Grupo de Seresta, seus conhecimentos e vivências.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.