PL 3729/2025 – Deputados

Câm. Legislativa de MG – Autoria de Deputados

Reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Festival Cipó
Cultural, realizado no Município de Santana do Riacho.

Reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Festival Cipó Cultural, realizado no município de Santana do Riacho.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica reconhecido como de relevante interesse cultural do Estado, nos termos da Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, o Festival Cipó Cultural, realizado anualmente no município de Santana do Riacho.
Art. 2º – O reconhecimento de que trata esta lei, conforme dispõe o art. 2º da Lei nº 24.219, de 2022, tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira.
Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 7 de maio de 2025.
Nayara Rocha (PP), vice-líder do Governo.
Justificação: O Festival Cipó Cultural, realizado anualmente no município de Santana do Riacho, é um evento consolidado no calendário cultural mineiro. Em 2025, o evento realizou sua 17ª edição, reafirmando uma trajetória de mais de 15 anos de promoção e valorização da cultura local e regional.
O festival nasceu do desejo de fortalecer a identidade cultural da Serra do Cipó e dar visibilidade às expressões artísticas e tradições populares da região. Desde sua criação, o evento se firmou como um dos pilares de fomento à cultura local, reunindo manifestações como batuque, dança afro, forró, percussão, teatro, performances, folclore e música de diversos estilos, sempre com espaço garantido para artistas locais e nomes consagrados da cena mineira, como Maurício Tizumba e Sérgio Pererê.
Além de fomentar a cultura, o evento contribui de forma significativa para o desenvolvimento econômico e turístico de Santana do Riacho e de toda a região da Serra do Cipó, atraindo milhares de visitantes, movimentando a economia criativa e fortalecendo a identidade local.
Sua realização em meio às belezas naturais da Serra do Cipó, agrega valor simbólico e ambiental ao evento, promovendo uma integração entre cultura, natureza e sustentabilidade.
O reconhecimento do Festival Cipó Cultural como de relevante interesse cultural é, portanto, uma medida justa e necessária para garantir a valorização, preservação e continuidade desta importante iniciativa cultural, fruto da articulação entre poder público, artistas, agentes culturais e a comunidade local.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto de lei.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.