Câm. Legislativa de MG – Autoria de Deputados
da Cultura Cristã, realizado no Município de Pedro Leopoldo.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica reconhecido como de relevante interesse cultural do Estado, nos termos da Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, o evento Semana da Cultura Cristã, realizado anualmente no município de Pedro Leopoldo.
Art. 2º – O reconhecimento de que trata esta lei, conforme dispõe o art. 2º da Lei nº 24.219, de 2022, tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira.
Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 23 de junho de 2025.
Nayara Rocha (PP), vice-líder do Governo.
Justificação: A Semana da Cultura Cristã, é uma celebração que transcende os aspectos religiosos, consolidando-se como um importante evento cultural, social e econômico para toda a região e vem se fortalecendo a cada edição, reunindo milhares de pessoas, não apenas do município, mas também de cidades vizinhas e de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O evento é marcado por uma programação diversificada, que contempla apresentações musicais, momentos de oração, palestras, atividades culturais, ações sociais e de solidariedade, além de manifestações artísticas.
Além do seu valor simbólico e espiritual, a Semana da Cultura Cristã exerce um papel fundamental no fomento à economia local. Durante o evento, o comércio, os serviços, a rede hoteleira e os setores de alimentação e transporte são significativamente impulsionados, gerando emprego e renda para a população. O evento também estimula o turismo, colocando Pedro Leopoldo em destaque no cenário estadual como referência de hospitalidade, acolhimento e expressão cultural.
Outro aspecto de grande relevância é o seu impacto social. A programação inclui campanhas solidárias, arrecadação de alimentos, premiações a lideranças comunitárias, como a entrega das homenagens “Varão de Cristo” e “Varoa de Cristo”, além de atividades voltadas ao fortalecimento dos laços comunitários, da paz social e da promoção dos valores cristãos de amor ao próximo, empatia e solidariedade.
Portanto, a presente proposição visa assegurar que esse evento, que já faz parte do calendário municipal, seja oficialmente reconhecido em âmbito Estadual, reafirmando o compromisso com a preservação das manifestações culturais que promovem a paz, a solidariedade, a fé e o desenvolvimento social e econômico das comunidades mineiras.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.


Comentários