PL 4279/2025 – Deputados

Câm. Legislativa de MG – Autoria de Deputados

Confere ao Município de Curvelo o título de Capital Mineira da Stock Car.

Confere ao Município de Curvelo o título de Capital Mineira da Stock Car.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica conferido ao Município de Curvelo o título de Capital Mineira da Stock Car.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 21 de agosto de 2025.
Antonio Carlos Arantes (PL)
Justificação: Curvelo, tradicionalmente conhecido como a Terra do Ouro Branco em razão de sua relevância histórica na cotonicultura, alcança também expressivo destaque no cenário do automobilismo nacional, notadamente na categoria Stock Car Pro Series, uma das principais competições de turismo do mundo. Tal protagonismo é conferido pelo imponente Circuito dos Cristais, situado no município.
De padrão internacional e devidamente homologado pelas principais entidades automobilísticas – Federação Internacional de Motociclismo – FIM – e pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA –, o autódromo reúne os mais renomados pilotos e se consagra como palco de espetáculo, emoção e adrenalina.
Criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet, a Stock Car realizou sua primeira corrida em 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS). Naquele período, os carros utilizados possuíam a mesma mecânica dos veículos de passeio, o que significa que conferiam simplicidade à competição. Um ícone dessa fase pioneira foi o Opala, primeiro automóvel fabricado pela General Motors no Brasil, que chegou a ser considerado o carro mais veloz do país, até passar por modificações significativas durante a chamada “Década de Ingo” – momento em que sua carenagem foi alterada e seu uso foi, consequentemente, aposentado.
Paralelamente, a Stock Car passou por profundas transformações. Os carros tornaram-se mais velozes e seguros com a adoção do chassi desenvolvido pelo ex-piloto Zeca Giaffone. A categoria também passou a receber multimarcas, como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen, além da tradicional Chevrolet, e incorporou a telemetria, o que garantiu maior controle e sofisticação às equipes.
Outros marcos desse período incluem grids historicamente mais competitivos, com até 40 carros, a presença de ex-pilotos da Fórmula 1, jovens talentos e a estreia dos circuitos de rua, inaugurados com a vitória de Cacá Bueno em Salvador. Em 2020, os carros de corrida passaram a adotar monoblocos, aproximando seu design da realidade das concessionárias. Já em 2025, a categoria iniciou a chamada “Revolução SUV”, marcada por avanços tecnológicos e conectividade, reafirmando sua posição de vanguarda no automobilismo mundial.
Diante de tantos avanços significativos, a Stock Car se estabeleceu como um verdadeiro espetáculo do automobilismo, atraindo uma média de 50 mil espectadores por etapa. No presente ano, a categoria comemorou 65 anos de existência, firmando-se como a mais longeva e respeitada competição do automobilismo no país.
Grandes nomes do cenário nacional e internacional, como Rubens Barrichello, Ingo Hoffmann, Ângelo Giombelli, Paulo Gomes e Chico Serra, marcaram o campeonato, através de provas memoráveis, como a Corrida do Milhão, a Corrida de Duplas e a Super Final. Em Curvelo, pilotos de longa carreira, como Vicente Orige, Bruno Baptista e Lucas Kohl, deixaram sua marca, enquanto a nova geração, representada por Arthur Gama, Arthur Leist, Enzo Elias, Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Rafael Reis e Zezinho Muggiati, fez sua estreia, consolidando o município como celeiro de talentos e palco de grandes emoções.
O Circuito dos Cristais coloca o estado de Minas Gerais em destaque no automobilismo nacional. 
Considerado um dos autódromos mais modernos do país, combina tradição e inovação, transformando cada corrida em um verdadeiro festival de lazer, turismo e integração social. Esse dinamismo fortalece a imagem do município como destino de referência no esporte a motor. Tanto é que a pista já está confirmada como etapa da Stock Car em 2026, com a possibilidade de se tornar uma das sedes permanentes da categoria.
Após oito anos sem sediar campeonatos da Stock Car, recebendo apenas eventos de carros superesportivos, competições de motociclismo e outras categorias de corrida, o mês de agosto, nos dias 16 e 17, marcou o retorno da categoria ao traçado curvelano, que já sediou duas rodadas duplas nas temporadas de 2016 e 2017 – época de sua inauguração. De lá pra cá, o autódromo passou por significativas melhorias, transformando-se em uma estrutura moderna e funcional, reconhecido por pilotos, organização e público, não apenas pela qualidade das corridas, mas também pela diversidade de seus circuitos.
Além das atividades esportivas, o complexo também abriga testes e dinâmicas de veículos, ampliando sua utilidade e relevância.
Diante de toda essa trajetória histórica da Stock Car e do protagonismo de Curvelo como polo automobilístico em Minas Gerais e no Brasil, é justo e oportuno que esta Casa Legislativa o declare como Capital Mineira da Stock Car, fortalecendo o vínculo do esporte com nosso Estado e reconhecendo seu papel no cenário nacional.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Esporte para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.