Câm. Legislativa de MG – Autoria de Deputados
Senhora das Graças do Município de Urucânia.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica reconhecido como de relevante interesse e cultural do Estado, nos termos da Lei nº 24.219, de 15 de julho de 2022, a festa de Nossa Senhora das Graças do município de Urucânia.
Parágrafo único – O reconhecimento de que trata esta lei, conforme dispõe o art. 2º da Lei nº 24.219, de 2022, tem por objetivo valorizar bens, expressões, manifestações culturais e religiosas dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
Sala das Reuniões, 7 de outubro de 2025.
Adriano Alvarenga (PP)
Justificação: A Festa de Nossa Senhora das Graças é celebrada durante 10 dias no município de Urucânia.
O dia 27 de novembro, dia consagrado a Nossa Senhora das Graças, é o dia de maior movimentação da cidade, com a presença de milhares de romeiros vindos dos mais diversos lugares, que participam das missas celebradas pelo pároco local e de outras paróquias de Minas Gerais. Rezam o terço, visitam o museu e a Casa dos Milagres, fazem depoimentos das graças recebidas e antes da última missa do dia participam da procissão ao redor do Santuário. Portanto, a Festa de Nossa Senhora das Graças alcança uma representatividade devido ao seu caráter devocional, envolto numa mística sobre o Padre Antônio Ribeiro Pinto, de seus milagres e da divulgação da devoção à Virgem da Medalha Milagrosa, cujos símbolos repercutem a nível nacional.
Romeiros de diversas cidades mineiras, e de outros estados do Brasil, se encontram no Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Urucânia-MG. Segundo estimativa da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, responsável pelo templo, durante os dias da festividade são esperados milhares de pessoas, em caravanas e romarias.
Realizada desde a década de 1947, com a chegada do Padre Antônio Ribeiro Pinto à cidade de Urucânia, a festa é uma das demonstrações de fé mais popular da região.
A Festa de Nossa Senhora das Graças, em Urucânia conta com missas, procissões e diversas atividades religiosas, reafirmando a tradição centenária que mantém viva a fé e a cultura local, reunindo milhares de pessoas.
Dessa forma, nada mais justo do que valorizar esse importante evento do município e do Estado de Minas Gerais.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.


Comentários