Câm. Legislativa de MG – Autoria de Deputados
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica conferido ao Município de Sacramento o título de Capital Mineira do Trigo.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 7 de outubro de 2025.
Bosco (Cidadania), responsável da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante do Estado de Minas Gerais, vice-líder do Governo, responsável da Frente Parlamentar em defesa da duplicação da BR-262 no trecho entre Uberaba e Belo Horizonte e presidente da Comissão Extraordinária da Educação Profissional e Tecnológica.
Justificação: Sacramento, município localizado na região do Triângulo Mineiro-Alto Paranaíba, tem destaque evidente na cultura do trigo em Minas Gerais.
Detentor de um clima ideal, altitude favorável e grandes áreas para a produção dessa lavoura de inverno – considerada uma das principais iguarias da humanidade, uma vez que é rica em carboidratos e proteínas, Sacramento é um dos maiores pilares dessa cultura no país.
Tendo sua economia solidificada na terra, por meio da agricultura e da pecuária, seja por meio da produção do café, das olerícolas, da cana-de-açúcar, dos citros e dos grãos, além do rebanho bovino expressivo, o município tem avançado em tecnologias de manejo e no acesso a materiais genéticos adaptados ao ambiente de altitude e temperaturas amenas, o que favorece o cultivo do trigo.
Com ciclo relativamente longo, que varia de 100 a 170 dias, caule com altura de 0,5 a 1,5 metro, folhas estreitas e longas, raízes fasciculadas e inflorescência agrupada em forma de espiga, o trigo se adaptou a diferentes regiões do Brasil, com destaque para o sul e sudeste. Em Minas Gerais, entre 2018 e 2022, a cultura cresceu 423% em seu valor de produção.
Segundo dados de monitoramento por sensoriamento remoto (MapBiomas, 2023), o uso agropecuário do território total de Sacramento representa 68,3%, sendo 25,9% ocupado pela agricultura.
Nos últimos anos, a cultura do trigo no município tem ganhado força. Durante a safra em 2021, houve um plantio de aproximadamente 18 mil hectares. Em 2022 e 2023, o cultivo teve um aumento expressivo, chegando em 25 mil e 30 mil hectares, respectivamente. Já em 2024, a área alcançou 25 mil hectares, sagrando Sacramento como a segunda maior cidade produtora de trigo do país.
No cenário estadual, o município analisado figura entre os principais produtores de trigo; sendo o maior deles, seguido por Uberaba, São João del-Rei, Três Corações, Perdizes, Madre de Deus de Minas, Paracatu, Ibiá, Guarda-Mor e Unaí.
Esse desempenho evidencia o elevado potencial agroclimático da região, a capacidade técnica dos produtores rurais e a efetividade das ações de assistência técnica e extensão rural promovidas por entidades como a Emater-MG e empresas do setor privado.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Agropecuária para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.


Comentários